Como funciona uma infiltração
Infiltração é um procedimento médico minimamente invasivo no qual um medicamento é injetado diretamente no foco da lesão, ao redor do tendão, no caso de uma tendinite mais severa, na região de um cisto ou dentro da articulação.
Geralmente, a infiltração é feita com o objetivo de aliviar a dor, reduzir a inflamação ou tratar certas condições ortopédicas como artrite, bursite, tendinite, lesões nos tendões, entre outras.
Durante o procedimento, o ortopedista utiliza uma agulha fina para inserir o medicamento na área afetada. O medicamento pode ser um anti-inflamatório, normalmente um corticoide, ou ácido hialurônico no caso de lesões dentro da cartilagem das articulações.
É um processo rápido, seguro e traz uma resposta excelente para a grande maioria dos pacientes, podendo ser realizada no consultório do ortopedista, sem necessidade de ir ao hospital. Porém, no caso de infiltrações na coluna ou no quadril, por serem regiões de acesso mais difícil, devem ser feitas no centro cirúrgico com os pacientes sedados ou anestesiados.
É importante ressaltar que a infiltração deve ser realizada por um ortopedista ou outro profissional de saúde capacitado, pois o procedimento requer habilidade e conhecimento adequados para evitar complicações e garantir resultados seguros e eficazes.
O médico avaliará cuidadosamente cada caso e determinará se a infiltração é apropriada e benéfica para o paciente em questão.
----------
SERVIÇO
Dr. Fabio Sprovieri, CRM 124461, é especialista em infiltrações guiadas por ultrassom e atualmente atende em consultório no bairro do Tatuapé.
Convênios atendidos por reembolso: Bradesco, Sulamerica, Amil, Vivest, Porto, Itaú, Notredame, Omint.